Categorias
Performatividade

Do tempo dos corpos e do espaço mental

Joseph Beuys (1921-1986) – Ação no Pântano

O tempo dos corpos nos escapa quase sempre. São raras as vezes em que nos permitimos ou sustentamos, um pouco mais, mais um pouco, viver o instante contínuo, infinitamente divisível, nas variações de si.

A imagem de Joseph Beuys, performando o que chamou de Ação no Pântano, me faz pensar essa travessia de uma duração. O instante fotográfico congela – retrata – um momento dessa poética. Momento que não vi, mas cuja imagem parada me remete a duas linhas: a do tempo daquele corpo naquela travessia e a do tempo de quem observa – ou fotografa.

E sempre o exercício de tentar a captura desse momento fugidio – o do tempo dos corpos. A fim de deixar que o espaço mental que lhe corresponde se instaure, respire.

Há uma espécie de regra de convivência, diria de gentileza, que é a de esperar que a pessoa de nossa companhia, ao descer do carro, possa entrar segura em casa. Mas esta ação de espera costuma ser apenas protocolar. O tempo de nossos corpos – o que espera e o que age saindo de nosso campo de visão – não expande o campo mental dessa experiência. A duração não se instala.

Um dos exercícios a que me dou, cotidianamente, é a de permitir que o tempo dos corpos – uma certa duração – possa ser vivido. Normalmente, nas despedidas em que algum afeto está em jogo, espero que a outra pessoa desapareça do meu campo visual. E então me permito ficar em silêncio e quietude com o que se esvai – e com o vazio deixado.

Exercício performativo, porque acontece juntamente com meu corpo e o tempo real da ação, ali no dia a dia.

E outro exercício nessa poética cotidiana, é aquele em que interrompo o movimento ou atividade antes que se cumpra o objetivo, implícito ou explícito. Pois que esse é um dos segredos dessa poética ao modo da ação: subtração dos fins para que os meios possam ser mais do que meros intermediários, e sim mediadores. Um espaço mental se abre.

Temos, aqui, três linhas possíveis de experimento com a duração: a) observar um corpo agir ou não agir; b) esperar um corpo desaparecer do campo visual; c) subtrair os fins das ações, a fim de surpreender o corpo – ele, que afinal surpreende o tempo todo.

Esses três exercícios fazem parte dos repertórios poético-performativos em experimentação.

Por Luiz Carlos Garrocho

Um aprendiz do sensível. Professor, pesquisador e diretor de teatro. Filósofo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.