Categorias
Arte e Cultura Geral

Verão Arte Contemporânea: edição 2010

Verão Arte Contemporânea chega com sua edição 2010.  O projeto acontece em Belo Horizonte, em diversos espaços da cidade. Idealizado e realizado por Ione Medeiros e Grupo Oficcina Multimédia, co-produzido pelo Mercado Moderno, o Verão Arte abarca uma série de espetáculos e manifestações artísticas de diferentes naipes. Você encontra desde  espetáculos cênicos, performance e atividades, incluindo ensaios abertos, literatura, música, cinema e artes plásticas. 

E mais uma vez, o projeto mostra a cara no evento de abertura. Na primeira edição, contou com uma instalação de Rubens Espírito Santo, exposição de objetos QuasiArte e uma performance com Ricardo Aleixo e Rui Moreira. O caráter heterogêneo, performativo e aberto marcando, portanto, o projeto. A segunda edição ampliou parcerias e conjuntos, incluindo novos espaços da cidade e instalações artísticas no Parque Municipal. A terceira já trouxe um desfile de moda, idealizado por Ronaldo Fraga, mas também de caráter performativo e irreverente. E nesta  quarta edição, Verão Arte abre com instalações e um espetáculo híbrido, misturando música, movimento performático e, mais uma vez, um desfile de modas. A qualidade musical do evento foi marcante, estabelecendo contrapontos e diálogos com as performances. Ione Medeiros traz no bojo de seus projetos e idealizações, juntamente com seus parceiros e parceiras do Oficcina Multimédia, os traços dadaístas e bauhausianos que marcaram suas trajetórias (veja o posto sobre os 30 anos do Oficcina).

No entanto, o projeto é aberto. Isto quer dizer que não tem uma concepção delimitada de arte contemporânea. Antes de tudo, é uma arte que pensa o seu tempo. Verão Arte associa inteligência e sensibilidade e, a partir disso, realiza sua curadoria. A abertura do projeto deu o tom, mais uma vez, da linha de pensamento do Verão Arte.

As atividades estão em cartaz até 10 de fevereiro.

Referências:

Site do Verão Arte Contemporânea – edição 2010.

Programação completa

Ver tão contemporâneo – por Mariana Lage

What is contemporary art? – por Artesquema

Por Luiz Carlos Garrocho

Um aprendiz do sensível. Professor, pesquisador e diretor de teatro. Filósofo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.