Paola Rettore: dança/performance/vídeo


Imagem: Marcelo Kraiser

O site de Paola Rettore traz imagens e textos de suas performances, incluindo material de outros artistas e teóricos. 

De minha parte, fascinante é o vídeo da criação cênico-corpórea intitulada Desconsiderare II, realizada no Equador: um grupo de mulheres num banheiro masculino, com Paola dançando num plano mais elevado. A performance produz uma atmosfera estranha, sensual e despudorada. Aliás, atmosfera é o termo que Marcelo Kraiser utiliza para dizer de algo essencial numa cena e performance. Gostei demais. Tudo o que muitas performances frívolas, que se intitulam de arte contemporânea, não conseguem realizar: coragem e poesia de quem faz (na próxima postagem eu falo sobre esse assunto).

 

 

2 ideias sobre “Paola Rettore: dança/performance/vídeo”

  1. Olá Garrocho,
    Que boa surpresa, ver esta imagem da Paola, um fotograma do vídeo Para teus Olhos que com ela realizei faz dois anos.
    Concordo inteiramente com suas palavras.Aliás, dá gosto trabalhar com a Paola, que é uma artista muito especial, anos luz à frente da frivolidade e falta de assunto características da ‘não arte’ anoréxica contemporânea.
    Esta imagem específica é de um videopoema no qual ela dança na frente de um espelho.Dança intensiva e mínima,na qual ela diz ‘dancei a noite inteira, mas tem que ter mais gente…’
    grande abraço do Marcelo Kraiser

  2. Marcelo,

    A imagem é muito bonita.

    Quanto às frivolidades, quando estas resultam do embate enfraquecido das forças é uma coisa, quando é plano estético e ideologia, é outra. Passa a ser determinante, exemplo etc.

    E, em contra-ponto, as imagens de Paola mostram o caminho inverso.

    Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *